Benefícios físicos e psicológicos do esporte


    "O JIU-JITSU é um esporte intelectualizado e tendo em vista sua complexidade, seus movimentos obedecem a uma ordem crescente de controle e inteligência tendo seu aprendizado recomendado por médicos, pisicólogos e educadores, como integrante da educação, paleativo de tensões psíquicas e fator de desenvolvimento físico.
   Tem por finalidade o desenvolvimento de todos os homens e visa, principalmente, a defesa do indivíduo sem a prática da violência.
   Assim quem aprende JIU-JITSU, mesmo que fisicamente mais fraco, está em condições de se defender de qualquer agressão através de movimentos que têm por base o princípio da alavanca , sem precisar necessariamente de usar força ou violência.
   Visa também, o desenvolvimento da personalidade do indivíduo, estimulando as qualidades positivas e intelectuais do praticante, pois não se trata de uma luta e sim de um SISTEMA DE DEFESA que exige, antes de mais nada, o uso da inteligência para consumação do golpe que se pretende aplicar.
    Um praticante de JIU-JITSU desenvolve-se física e mentalmente.
   Não pretende o JIU-JITSU criar valentões, mas evidentemente seus praticantes se tornam pessoas confiantes, eliminando do subconsciente o medo do golpe físico que todos naturalmente tem.
   Fácil é verificar-se a utilidade do JIU-JITSU na educação, já que a criança e o jovem, vítimas maiores da insegurança e dos temores, bem depressa aprendem a ter confiança em si mesmos e passam a ter maior desenvolvimento nos estudos, nos esportes em geral e até mesmo no relacionamento familiar.
   Isto é válido também para os adultos, pois a confiança em si próprio é a mola-mestra do sucesso em qualquer ramo da atividade humana, notadamente naqueles setores onde o indivíduo é mais exposto aos olhos e, consequentemente, à crítica dos que o rodeiam.
   Pode-se concluir que o JIU-JITSU, na forma tradicional e como é ensinado, é um grande auxiliar da formação moral e intelectual de qualquer indivíduo.
   Sua prática é recomendada à todos, pois os princípios de ordem moral e física que seu praticante adquire, trazem-lhe subsídios valiosos na formação de seu caráter e de sua personalidade."